quinta-feira, 17 de abril de 2008

Além do horizonte

Estar em Vancouver, além de um privilégio, pode ser também uma grande magia. Acordar e ver aquele céu azul, com o sol batendo logo cedo na janela e iluminando toda a pequena cidade de Burnaby, é um sinal de que o dia vai ser bom. E frio!

Por incrível que pareça, os dias mais ensolarados eram os mais frios, pois, acredito eu, não tinha nuvem alguma que abafasse o calor. O jeito era sair pegando calças, casacos, meias, luvas e ir colocando um sobre o outro.

Burnaby e Vancouver é como Santos e São Vicente, São Paulo e Jundiaí e por aí vai. Sem preceber, você passa de uma cidade à outra em poucos minutos. Pouquíssimos, se você usar o Skytrain.

Situada ao leste de Vancouver, Burnaby é a terceira maior cidade da província canadense. Com 198 mil habitantes, ocupa cerca de 98.6 km, é famosa por sua forte indústria cinematográfica, servindo de cenário para filmes e séries, como Smallville, transmitida no Brasil pelo canal a cabo Warner. Tem como símbolo a flor Rhododendron.

Sair de casa, em um dia frio e ensolarado, depois de observar o belo cenário que Burnaby oferece do alto da Hastings Street (Avenida Hastings), o roteiro do dia pede um passeio em um lugar pouco provável no inverno canadense, mas muito procurado no verão. Um lugar calmo e bem familiar: English Bay.

Próxima ao Stanley Park, é uma praia pequena, mas muito acolhedora. Com diversos bares e restaurantes ao redor, é lá que acontece o festival de verão de fogos de artifício. Somente quem já sentou em suas pedras para observar o pôr-do-sol sabe o quão bonito é e o quanto nos leva a pensar e refletir. Ao fundo, uma paisagem surreal. O sol sumindo atrás da fileira de árvores, enquanto as águas do Pacífico refletem os raios de luz.
Com diversos troncos de madeira espalhados pela areia, é possível também se sentar e ficar olhando os navios que passam ao entrar e sair do porto de Vancouver. Alguns cães se divertem, enquanto seus donos "fogem" do cenário do dia-a-dia sem ao menos sair de sua cidade.

Um lugar gostoso para passar a tarde, depois de um dia estudando inglês e passando muito frio.

Mariana Pereira

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse pôr-do-sol deve ser relaxante demais! *------*
eu quero neve!
Vancouver deve ser um paraíso! :D
beeeeeijos.