segunda-feira, 31 de março de 2008

Go, Canucks, go!

Um dia comum, durante a semana. Uma terça-feira, mais especificamente. Dia 8 de janeiro de 2008. E lá estávamos nós, andando de um lado ao outro, esperando dar o horário para nos juntarmos à multidão . É, minha gente. Era dia de jogo. E não era de futebol. O destino era o General Motors Place, estádio de hóquei da equipe do Vancouver Canucks. Explicando de pouquinho agora...

General Motors é uma empresa automobilística mais conhecida pela sigla GM. Fundada nos Estados Unidos, em 1908, emprega 327.000 trabalhadores e é a maior companhia do ramo. Atualmente, a GM passa por uma fase complicada, teve várias fábricas fechadas e um prejuízo nada pequeno. O estádio de hóquei da cidade de Vancouver foi construído com o patrocínio da GM, que é patrocinadora, também, do time.

Hóquei no gelo é um esporte olímpico jogado entre duas equipes de seis jogadores. Usando sticks (tacos) para movimentar um puck (disco), tem como objetivo fazer com que o pequeno disco seja colocado na baliza do adversário. Um gol equivale a um ponto.
O hóquei no gelo é um dos esportes mais rápidos do mundo, tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas desferidas, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilómetros por hora. E chegam, viu? Pra assistir a um jogo desses, tem que ficar esperto. O puck e os jogadores passam tão rápido que mal dá pra vê-los, rs.

Vancouver Canucks é, como dá pra notar, o time de Vancouver. E o povo ama esse time com todas as forças. Digamos que eles são fanáticos pelo Canucks a ponto de colocar no letreiro dos ônibus a famosa frase "Go, Canucks, go!", que é um 'grito' de incentivo ao time. Algo como "vamos, Canucks, vamos!". Os ingressos para um jogo desse time tão querido vai de $49,25 a $104,00 dólares (canadenses!). E os canadenses pagam mesmo. Pra quem vai pra lá estudar inglês, uma das opções é ir com as escolas. A minha, ILSC - International Language Schools of Canada, fazia excursão duas vezes por mês. Os ingressos saíam por volta de $60,00 dólares cada e a turma toda sentava praticamente junta. O bom dessa coisa toda de ir com a escola é a tranquilidade. Você não precisa sair correndo atrás de ingresso. Basta pagar e dexar seu nome na lista que os próprios funcionários da escola vão buscar e te entregam os ingressos.
Agora, se todas as instituições fazem esse esquema, eu já não sei. Mas não custa se informar. Jogo de hóquei é algo totalmente diferente para nós, brasileiros. Apesar de termos aqui, não é tão popular quanto no Canadá.

Falar de Canucks em Vancouver é como falar de Santos... em Santos! Cerca de 99% da população torce pra esse time. Os integrantes do 1% geralmente não são nascidos na cidade.
Fui dar uma geral no site do time e encontrei um vídeo super recente, de um jogo de ontem, contra o Calgary Flames. Como tinha um jeitinho de "dividir" o vídeo, vou colocar aqui pra vocês terem uma idéia do que é o hóquei. São só os gols, portanto não pensem que o jogo todo é assim. Brigas, trombadas, tacos na cabeça... tudo isso está incluído no pacote, rs. O Canucks joga de azul e a partida foi no General Motors Place. Como eu sei? Tentem identificar, no centro da pista, o símbolo do time!



O resultado desse jogo foi 6 x 2 pro Canucks. E é fácil perceber quando foi gol do "azulzinho", rs. Música de fundo, gritaria e muita, muita comemoração. É comum, após o jogo, eles elegerem o jogador que se saiu melhor na quadra. Esse jogador retorna e dá entrevista. Nesse caso,
Trevor Linden foi o escolhido.

O time é composto por:

-Ataque

Alexandre Burrows, Jeff Cowan, Brad Isbister, Ryan Kesler, Trevor Linden, Brendan Morrison, Markus Naslund, Matt Pettinger, Taylor Pyatt, Mason Raymond, Byron Ritchie, Rick Rypien, Henrik Sedin e Ryan Shannon.

- Defesa

Kevin Bieksa, Alexander Edler, Lukas Krajicek, Nathan McIver, Aaron Miller, Willie Mitchell, Mattias Ohlund, Sami Salo e Mike Weaver.

- Goleiros

Roberto Luongo e Curtis Sanford.

Diferentemente do futebol, um time não joga o tempo todo. Dependendo de onde está o puck, entra o time de defesa, sai o de ataque. Depois volta o de ataque, sai o de defesa. Tudo assim, no meio do jogo. É um tal de entra e sai que ninguém entende, rs. Ninguém que nunca viu, é claro.

O gostoso desse 'programa canadense' é que a torcida do Canucks é pura animação. E a energia é tanta que até os brasileiros entram na onda e saem da cidade torcendo pro tão famoso time. Impossível sair de lá sem estar apaixonado com as 'patinadas' rápidas e a habilidade de todos os jogadores.

E pra quem não dispuser de dinheiro pra assistir a um jogo profissional, existem os jogos amadores, que são tão bons quanto os do Canucks. Mas, cá entre nós, até que é um dinheirinho bem gasto!

Mais uma dica pra quem vai conhecer aquele paraíso... e não quer perder nada de maravilhoso que Vancouver oferece!

"We are all Canucks!!!"

Mariana Pereira

5 comentários:

DeCastro Assessoria de Imprensa disse...

We are all Canucks!!!
sempre o melhor! o jogo é caro, mas todo mundo vai... nao tem como nao virar torcedor... certo, Má?

beijooooo

Agatha Abreu disse...

uahuahuauhaaha
nao entendo absolutamente nada sobre futebol ou Canucks, mas vo te contar q fica até interessante ver exposto dessa forma! :D ahahhauhuauhahuahua
o blog de vcs tá uma graça viu..
..beijãooo!

Anônimo disse...

Eu quero gelo, neve e frio! *-------* hauihauiahah
ai que delícia! :D
beeeeijos.

Maria Clara disse...

Pelo que você escreveu parece ser muito legal ver um jogo de Hóquei, o melhor de tudo deve ser a animação da torcida, imagino..
adorei o blog! e espero por um novo post. rs
beijos

Mariana Rodrigues disse...

Só de ver o gelo na quadra não ia conseguir me concentrar por causa do frio.

Bj meninas