quarta-feira, 26 de março de 2008

De um lado para o outro...

Ao chegar em Vancouver, como um bom turista, logo você percebe que está perdido. Não se sabe pra onde ir, a quem perguntar e que meio de transporte utilizar.
Assim que cheguei lá, minha querida e olhos-puxados mãe da Homestay (família que te acolhe durante o período da viagem), me mostrou o caminho para a escola. Se antes eu achava que morava longe da faculdade, quando eu percebi a real distancia de minha casa para lá, notei que reclamava a toa. Pelas coordenadas passadas, em um dia de neve e frio em Vancouver, passeando pela cidade para conhecer o caminho, já no primeiro dia, conheci meu melhor amigo da cidade: um cartãozinho chamado 'bus pass'.
Ao possuí-lo (pagando uns malditos 90 dólares), você tem direito (dependendo do cartão que você compra) a andar por toda região, em todos os meios de transporte: ônibus, skytrain e sea-bus.
O preço varia de acordo com as zonas.

A primeira zona,te permite andar de skytrain e ônibus,somente dentro de uma cidade.
A segunda, permite andar em todos os meios e por mais de uma cidade.
A terceira, é mais utilizada pelos moradores da região mais afastada, que é North Vancouver.
Tendo em mãos a segunda zona, não irá lhe faltar nada.
É um preço meio salgado para quem não está acostumado a pagar tão caro por transporte, e quem tem mania de converter o dólar em real.Porém, pensando que é um passaporte mensal, a dor não é tanta.
É necessário que o compre no inicio do mês.Pois são limitados.E se caso você perder a chance de comprar o seu, aí o problema financeiro começa.
Dependendo do horário, passagem pode chegar à 4 dólares. E para as pessoas como eu, que convertem o dinheiro, é uma fortuna para andar de ônibus.
Mas já é um ditado dos turistas brasileiros "Quem converte, não se diverte". Então, o negócio é garantir seu bus-pass no inicio do mês,e tomar muito cuidado.
Pois quem o perde, depois terá que desembolsar um bom dinheiro que poderia ser aproveitado em momentos de lazer, ou, a melhor parte, comida!
Eu morava em Burnaby,uma "cidadezinha" que era vizinha da cidade pricipal, Vancouver.
Para chegar à escola, era necessário, um ônibus, andar até a estação e pegar um skytrain (minha parte favorita do dia). E não é a toa.
Por mais que estivesse lotado e você se sentisse dentro de uma lata de sardinha, as pessoas que você via ali, diariamente, são as mais diferentes possíveis. Em 30 minutos (tempo da minha estação até a estação mais próxima da escola), você se sentia em países como : Tailândia, China, Japão, Coréia (eu sei que para vocês até agora, são todas as mesmas culturas, mas não são! Existem diferenças entre os "olhos puxados",tá? rs), Brasil (milhares de brasileiros! Qualquer gracinha que você falar dentro de um skytrain, a propabilidade de alguém entender é de 70%), Latinos e Europeus.
Skytrain faz falta para aqueles que o conhecem, e já o usufruiram.
Praticidade, chances nulas de você se perder, pontualidade e costuma passar de cinco em cinco minutos.Logo, não há motivo de desespero caso perca o último que passou.
Ainda rezo para que um dia nossa região ganhe um meio de transporte desses...

Enfim, uma das melhores coisas que Vancouver pode lhe oferecer, de verdade.

Principal estação: Waterfront Station



Beatriz Dias

7 comentários:

DeCastro Assessoria de Imprensa disse...

Que foto linda da estação Waterfront!!! que saudades de todos os fds às 11 e meia...

e essas são ótimas dicas, afinal, nosso sonho de consumo era uma balada no skytrain!!! uhauha

como diria uma jornalista louca aí:
BELA VANCOUVER BELAAAA...

Nellie disse...

Nossa,que saudades desse skytrain!!
E como diria a nossa voz amiga; The next station is....metrotown!!!

domino disse...

Boas informações a respeito do transporte público de Vancouver que mais parecia particular! Afinal, o dinheiro investido em impostos naquele país funciona, não?! Saudades de poder sair de casa a pé e não ter que esperar uma hora para pegar um ônibus.. Bela Vancouver, grande nostalgia!
Expo line to.. VCC CLARK... the next station is: Main street, science world! Onde eu morava! haha..

Anônimo disse...

aaaaaaai que legal! :DDD
adoro ler sobre memórias de viagem! *-------*
quer um meio de transporte assim também haiuhauiha.
beeeeijos.

Anônimo disse...

Pooooowwwww!!!
Olha, eu vo ti ser sincera...esses nomes d meios d transporte sao bonitinhos e me parecem BASTANTE interessantes...mas, partindo do princípio q eu naum sei BASTANTE (ou nada, no caso) oq eh...confio BASTANTE em vc qdo diz q eh BASTANTE bom!!!
Afinal, eu so do tipo q espera 50 minutos pra passa um busão BASTANTE lotado, com gente BASTANTE fedorenta, me apertando BASTANTE (apertam tanto q eu nem preciso me segurar, naum tem pra onde cair!), naum alcanço a droga da cordinha pra dar sinal, e tenho q tentar me locomover BASTANTE para a porta d saída uns 3 km antes do meu ponto pra conseguir passar no meio da muvuca e descer.
Caso contrário, posso exercitar BASTANTE meu corpinho com algumas horas d BASTANTE caminhada, pq até minha bicicleta roubaram ¬¬

Eh...eh por issu q eu digo...
ISSU AKI EH BRASIL!

TuTu Pixxxxx

Mas eh BASTANTE bom saber q nem todo lugar eh assim, afinal, posso ficar BASTANTE feliz por kem tem esses negocinhos com nomes bunitinhus pra andar pela cidade!

Um salve pra ti!
Beeejo!

Blog Outrock disse...

aaaaaaaaai vcs me deixa com vontade de ir pra lá *-*
será q um dia terei a honra de conhecer Vancouver?

adorei o bloog!
beeeijos meninas

Anônimo disse...

Meninas, adorei o blog. Viajar pelo exterior é uma experiência sem limites...belo lugar o Canadá!
Parabéns pelo blog.
Paula Matos ;-)