domingo, 23 de março de 2008

Bonito e de graça!

É inevitável. Chega uma época que, coincidência ou não, a turma toda acaba sem dinheiro. Ou pelomenos 50% dela. Da-lhe pizza de 2 dólares no almoço e sofás da escola durante a tarde. Mas e no final de semana?
Pode parecer mentira, mas num lugar como Vancouver, se você não se propuser a conhecer parques, igrejas, centros culturais, você só tem duas escolhas: ficar em casa 'mofando' ou deixar de comer a semana toda. Uma época em que isso acontece muito é naquela semaninha entre Natal e Ano Novo, quando você teve que trocar presentes com a sua 'homestay fami
ly' toda. A história das datas festivas fica pra depois. Muitas dicas rolam ali no meio. Mas isso não vem ao caso... não agora.
Dá pra ver muita gente torcer o nariz pra esse tipo de programa, mas conhecer lugares como o Lynn Canyon Park é uma boa saída pra quem tá sem din-din.
O parque fica
localizado no Lynn Valey, em North Vancouver (North Vancouver), o que se pode chamar de "extensão da cidade de Vancouver". Acreditem, tem pelo menos três diferentes lugares com o mesmo nome. No caso são: Vancouver, North Vancouver e Vancouver Island. Conhecido por ser preferência da 'elite', North Vancouver possui as casas mais belas da região. Sua atividade comercial é baixa, por ser uma área residencial. No verão, quando não estão profundamente adormecidos, é possível dar de cara com alguns ursinhos por lá. É raro as escolas mandarem alunos para casas de família em North Vancouver, por ser um pouco longe e necessitar de mais de um meio de transporte.
Pra chegar ao Lynn Canyon, o ponto de referência para todos é a estação Waterfront, do Shytrain (metrô aqui no Brasil!). O próximo passo depois de descer nessa estação, é o SeaBus. "Brasileiramente" conhecido como balsa, o SeaBus têm horários marcados de partida e, assim como praticamente tudo em Vancouver, os segue à risca. Em pouco mais de 10 minutos se chega à Lonsdale Quay Exchange, que é a estação em North Vancouver. Do outro lado do oceano, é só seguir as placas e pegar o famoso 'busão'. O ideal é andar sempre com um mapinha de todos os lugares que se pretende visitar, mas não se acanhe em pedir ajuda. Os motoristas de ônibus sempre dão aquela forcinha e avisam quando chegar, caso necessário. As plataformas de embarque nos ônibus são a 3 ou 6, de onde saem os ônibus 229 e 228. Eles te levarão ao pequeno paraíso de Lynn Canyon.
Não é difícil chegar ao parque. Grandes placas estão espalhadas pelo caminho e é sempre possíel encontrar pessoas que estejam indo pra lá. Basta seguir o fluxo!
A primeira passagem é a
Suspension Bridge (ponte suspensa). Uma pequena prova pra quem tem medo de altura. Com 48m de altura, essa é a ponte que serviu de cenário pro filme X-men 3. Parando no meio da ponte, a cena é linda. Uma cachoeira ao fundo e um rio que corre por debaixo dos nossos pés. Não tem como não olhar pra cima e agradecer por tanta beleza. O barulho das águas é tão tranquilizante que dá pra ficar ali boas horas. Depois da ponte, duas opções: cachoeiras ou lago congelado. Como a segunda opção é válida só no inverno, vamos falar da primeira então.
A impressão, ao chegarmos, foi de termos ido parar no cenário do filme A Lagoa Azul.
Um lago tão calmo e tão azul, cercado por altas árvores, como se estivesse sendo escondido. O sol batendo na superfície da água, refletindo as grandes copas verdes e um ar extremamente puro. É o que se encontra ao final da trilha. Pra chegar lá? Só seguir pelo lado direito da ponte suspensa. A caminhada é longa, por isso vale levar bastante água na mochila. A trilha necessita de um pouco de atenção, por isso é viável evitar de andar com as mãos ocupadas. O melhor meio é levar uma mochila espaçosa, onde caibam todas as coisas que você quiser levar. O que também deve ser levado em conta. Não precisa mais do que documentos, máquina fotográfica e um bom guarda-chuva. Acreditem, o tempo lá é imprevisível.
É possível subir nas pedras pra tirar fotos, mas isso tem de ser feito com muito cuidado. Um pisão em falso pode te levar pra dentro das águas geladas do lago. O ideal, também, é sair de casa cedo. No inverno, o sol de põe às 16hrs e 30min. Durante o caminho de volta, não se assuste se alguns cães aparecerem na sua frente. Os canadenses costumam levar seus labradores, goldens retrievers e outros grandes cachorros pra passear nas trilhas. Dá até pra se distrair e esquecer o cansaço daquela subida nada amigável.
E o quanto você paga por tudo isso? Nada!
Um paraíso, escondidinho, e de graça. Tem coisa melhor pra um domingo ensolarado?

Só mais uma dica... e bom passeio!

Mariana Pereira

2 comentários:

Natasha Guerrize disse...

Mari, eu sei exatamente como funciona! Vida de estudante em outro país é terrível, não é mesmo? Eu me lembro que ganhava uma espécie de vale - tickets, e eu guardava td para não pagar comida. Nem sempre dava certo, enfim! :/
Mas adorei o blog, fiquei com vontade de ir ao Canadá!
Bjão

Ah, e beijo pra Bia, fiquei emocionada com as palavras!

Maria Clara disse...

Como fã do filme adorei a idéia de passar pela ponte que serviu de cenário para X-men3..
Espero que essas dicam sirvam para mim um dia.. que sabe né?! uma temporada no Canadá..
estou adorando o posts!
beijos